quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Relatório da 5ª Acção


Relatório da 5ª Acção  

Visita ao Castelo da Juromenha
Recolha de imagens e avaliação do estado do monumento



Conforme previsto, a Acção decorreu nos dias 20 e 21 de Outubro de 2012, Sábado e Domingo, com a participação voluntária de alunos e professores do curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e das cadeiras de Desenho e de Fotografia do IADE, além de elementos da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Loreto / Juromenha, Câmara Municipal do Alandroal, nomeadamente nas pessoas da sua Presidente D. Carmo Carvão, do Presidente da edilidade Dr. João Grilo, do Sr. Vereador Joaquim Galhardas, da Coordenadora do Turismo Dr.ª Célia Matos, e da Arqueóloga Dr.ª Conceição Roque. 

Marcaram ainda presença o Grupo de Amigos da Juromenha, projecto Raia Alentejana, Empreendimento Turístico Casas da Juromenha e Wadnature, além de pessoas ligadas a iniciativas privadas na área do Turismo, e Arquitectos.

Pretendeu-se, com esta Acção, chamar a atenção para um património nacional de incontestável valor histórico e com uma localização soberba sob o ponto de vista de beleza natural (debruçado sobre o rio Guadiana) que, após uma desejada recuperação, poderá tornar-se, com toda a certeza, uma zona turística de valor muitíssimo relevante, englobando a própria aldeia da Juromenha.

Dia 20


No dia 20, Sábado, procedeu-se a uma visita de carácter mais técnico e preparatório ao local, com a inestimável ajuda das Dr.ªs Célia Matos e Conceição Roque, e da presidente da Junta D. Carmo Carvão; foram esclarecidas algumas dúvidas em relação a determinados pormenores do Castelo, e identificados os vários pontos de interesse para os visitantes do dia seguinte, bem  como algumas zonas do percurso de visita que exigiriam mais atenção na vertente da segurança.

Dia 21


No dia 21, o autocarro que transportava os participantes oriundos de Lisboa chegou à hora prevista, e depois da apresentação do Projecto da representação da Comissão Europeia, no seu geral e no particular, deu-se início à visita e à captura de imagens, sempre com o apoio das esclarecedoras intervenções da Arqueóloga Dr.ª Conceição Roque, e da Prof. Dr.ª Ana Leal de Faria.

Foi por todos constatado que este monumento tem um valor inestimável, quer do ponto de vista histórico e arqueológico, quer pela incomparável localização geográfica, com um envolvimento paisagístico belíssimo. O estado a que o mesmo chegou faz-nos lamentar que as instituições da tutela  que zelam por este tipo de património não tenham conseguido salvaguardar este precioso local.

Com efeito, há determinadas zonas que estão em risco de colapso/aluimento, agravado pelos extremos meteorológicos característicos da zona.

A degradação que o monumento tem vindo a sofrer ao longo dos anos implica um trabalho de recuperação hercúleo e um investimento elevadíssimo; nesse sentido são de louvar as iniciativas da Câmara Municipal do Alandroal e Junta de Freguesia da Juromenha, e a vontade expressa (e projectos já encetados)  destas entidades, em tornar a Fortaleza num pólo de atracção turística importante, de uma forma sustentável e gradual,  tentando juntar interesses públicos e privados.

Ficou bem clara esta intenção da edilidade no teor da comunicação do Sr. Presidente da Câmara, durante o almoço, com uma ementa típica do local, que foi oferecido a todos os participantes, que muito agradou aos mesmos e que teve lugar no Salão da Junta de Freguesia.

A acção continuou da parte da tarde, com recolha de imagem  e visita à Igreja de Santo António em Juromenha, ao rio Guadiana e empreendimento Casas da Juromenha, que gentilmente ofereceu os prémios a atribuir às melhores imagens capturadas durante a acção.

Nesse sentido,  e para apuramento das mesmas, o Prof. Octávio Alcântara, do IADE, irá proceder à recolha , e respectiva selecção, com a ajuda para o veredicto final por parte do Dr. João Grilo e da D, Carmo Carvão.
Todo o espólio de imagem será, finalmente, entregue aos parceiros desta acção.

No regresso por sugestão da edilidade fez-se uma paragem no Alandroal, onde se visitou (a parte possível) do Castelo, que mostra de uma forma evidente os excelentes esforços de conservação e aproveitamento por parte da Câmara.

A chegada a Lisboa ocorreu como previsto cerca das 21h00

O nosso agradecimento pelo apoio e presença no evento:
  • Dr. João Grilo Presidente da Câmara Municipal do Alandroal
  • Sra. D. Carmo Carvão Presidente da Junta de Freguesia de Juromenha
  • Dra. Célia Matos Coordenadora do Turismo do Alandroal
  • Dra. Conceição Roque Arqueóloga
  • Sr. Joaquim Galhardas Vice-presidente da Câmara Municipal do Alandroal
  • Professora Doutora Ana Leal de Faria Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Professores de Desenho e Fotografia do IADE (João Rebolo / Pedro Lorena / Octávio Alcântara)

Sem eles, nada seria possível. Agradecemos ainda a todos os parceiros na vertente comunicação, nomeadamente Centro Europe Direct do Alto Alentejo

Pela Organização
João António de Freixo Boavida
Pela MTP Eventos
Teresa Soller/Margarida Santos







Sem comentários:

Enviar um comentário