quarta-feira, 20 de junho de 2012

1ª Acção: Passeio no Ardila / Parque e Castelo de Noudar - 2 e 3 de Junho

Como decerto saberão e bem, o Alentejo profundo é uma zona do nosso país com muito por explorar, nomeadamente a sua beleza natural agreste. No entanto, e embora já se tenha feito muito, ainda há mais para descobrir. Um dos extremos do Baixo Alentejo, Zona de Reguengos/Moura/Barrancos, foi beneficiada turisticamente pela construção da Barragem do Alqueva, mas tal facto fez com que desaparecessem definitivamente muitos moinhos de água do Guadiana, agora submersos.
No entanto, o Rio Ardila ainda os tem, sem funcionamento e a necessitarem de alguma limpeza e de levantamento de necessidades de recuperação. São tesouros arquitectónicos sui generis e testemunhos de um passado ainda relativamente próximo. 
A fazer fronteira com Espanha, e sobranceiro a este rio, encontramos o Castelo de Noudar, monumento ímpar e de importância histórica extrema. O mesmo já é alvo de protecção, através da autarquia local e da criação dum parque, o Parque Noudar

Propusemo-nos realizar um percurso pedestre nas margens do Rio Ardila, desde a chamada Ponte de Safara até ao Castelo de Noudar. 
Os voluntários/convidados, em nº de 30, procederiam à recolha de imagem foto e hipotética limpeza do lixo existente nos Moinhos do Ardila no troço pretendido (Moinhos da Caveira de Stª Marina, Novo ou do Alferes, Serralhão, Perdido, Figueira e Piorneira, já junto a Noudar).
A zona mais afectada por detritos urbanos consideramos ser a do Moinho da Caveira, imediatamente a Sul da referida ponte de Safara.

Sem comentários:

Enviar um comentário